top of page

Genética das Cores do Cocker Spaniel Inglês

​

Um curso sobre cor da pelagem nos Spaniels

 

Estes comentários são cortesia de Karen Fremuth sobre a herança da cor:

 

    * Solido é sempre dominante sobre o parti-color.

    * Ruão é dominante sobre a marcação aberta.

 

O cão sólido pode carregar o gene parti-color, mas um cão parti-color NÃO PODE carregar o gene sólido. Um sólido que carrega dois genes para o sólido pode somente produzir sólido e produzido para parti-color só irá resultar em filhotes de cor sólida, mas TODOS os filhotes serão portadores do gene parti-color. Um cão sólido que carregue um gene parti-color com um cão parti-color produz alguns filhotes sólidos e alguns parti-color, mas todos os sólidos carregarão o gen parti-color.

 

Um cão ruão pode carregar marcação aberta, mas um cão de marcação aberta não podem carregar o ruão.

 

Repare que eu não inclui a marcação com um sinal. Marcação com um sinal é considerado por alguns como uma forma de ruão, por outros como um gene diferente. Aqueles que acham que é um gene diferente consideram recessivo para ruão mas dominante sobre os sinais abertos.

 

Além disso, existem genes modificadores da cor que se ajustaram em algumas teorias distorcidas.

 

Exemplo: Ruão escuro é dominante sobre ruão claro, portanto, dois ruãos claro não podem produzir ruão escuro. No entanto, todos sabemos que ruãos mais claros produzem ruãos mais escuros. O que está em ação aqui são modificadores que afetam a extensão de cor. Semelhante a razão pela qual alguns cães com marcação canela tem muito do canela, outros só tem pequenas manchas, por que alguns cães canela-marcados são "Smokey" em seu dourado e outros são perfeitamente claras, etc.

 

Os genes para o preto (B) e fígado (b) são o mesmo gene com preto sendo dominante. Eles afetam a cor da pele, bem como revestimento.

 

O gene para o dourado(red) não é o mesmo que o gene para o preto e fígado. Dourado (e) é recessivo ao gene "não dourado" (E). Se um cão portador do gene dominante para "não dourado", que será revestido de preto (a menos que ele também carregue os dois genes recessivos para o fígado, caso em que será revestido de fígado.) Se ele carrega dois genes para dourado (e) será dourado.

 

Isto é porque você pode ter dourados(red) com o narizes fígado(marrom). Dourado com nariz fígado produz um fígado ou um negro que carrega para o fígado, como criação de um fígado vai produzir sólidos. Se a portadora de fígado também carrega para o dourado, como uma criação irá produzir tintos fígado nariz também. 

 

Os genes para a cor real (fígado, preto, dourado, marcação tan) nada têm a ver com os genes para as marcações (sólido, parti-color). 

 

A exceção a essa regra é que o dourado, mais do que preto ou fígado, parece ser mais fortemente afetado por qualquer modificador do gene que reduz a pigmentação. Dourados sólidos têm uma chance 30% maior de reter branco em sua face que filhotes preto ou fígado, e laranja parti-color tendem a ter uma extensão total de mais branco do que preto ou fígado parti-color. 

 

A propósito, um dourado ou laranja parti-color que é o produto de dois pais com marcação tan carrega dois genes para o tan, por isso, é geneticamente um "dourado e tan" ou "laranja ruão e tan".

 

Leituras Recomendadas 

    * Genética do cão por Malcolm Willis 

    * Aldo, A Herança da Cor da pelagem em cães po Clarence C. Little, publicado pela Howell Book House, 230 Park Av., New York.

 

Tradução: Volnei Santos da Rosa

Origem do artigo: Stirling English Cockers

​

Voltar

​

bottom of page