SAÚDE

O Cocker Spaniel Inglês é uma raça muito saudável. Com cuidados veterinários básicos e ações preventivas, um exemplar pode viver 15 ou mais anos (a média gira em torno de 10 e 12 anos). No entanto, como toda raça muito popularizada, algumas doenças hereditárias podem ser ocasionalmente observadas. Essas enfermidades são preveníveis com cruzamentos selecionados, utilizando cães testados geneticamente para verificar a presença ou não dos genes causadores dessas enfermidades. É importante destacar, também, que tendo em vista a longevidade dos cockers, doenças comuns à espécie canina em geral podem ocorrer, mas não podem ser apontadas como específicas da raça.

ATROFIA PROGRESSIVA DA RETINA (PRA)

Entre as enfermidades mais comuns geneticamente determinadas no Cocker Spaniel Ingles, a Atrofia Progressiva da Retina (PRA) é a mais frequente. Trata-se de uma degeneração da retina que culmina com a cegueira em torno dos 5 anos de idade do cocker. É uma enfermidade de caráter recessivo, por isso o teste genético é fundamental para uma criação saudável. Esses testes determinam a probabilidade do cão ser acometido por PRA e o resultado revela a representação da constituição genética do indivíduo, permitindo a separação de cães em três grupos: 

 

PRA A: normal (homozigoto normal) - não tem o gene da doença.

 

PRA B: carreador (heterozigotos) - cão SAUDÁVEL, mas que carreia o gene da doença, logo deve ser monitorado na reprodução pela probabilidade de transmitir aos descendentes o gene da doença. 

 

PRA C: afetado (homozigoto mutante) - alta probabilidade de desenvolver a doença e ficar cego. 

Planejanento de coberturas segundo o perfil PRA-prcd

PRA A X PRA A: todos os filhotes serão livres do gene para a PRA.

PRA A X PRA B: poderão nascer filhotes PRA A e PRA B

PRA A X PRA C: todos os filhotes serão PRA B

PRA B X PRA B: poderão nascer filhotes PRA A (baixa probabilidade), filhotes PRA B e filhotes PRA C (cruzamento não recomendado)

PRA B X PRA C: poderão nascer filhotes PRA B e filhotes PRA C (cruzamento não recomendado)

PRA C X PRA C: todos os filhotes serão afetados pela doença (cruzamento não recomendado)

NEFROPATIA FAMILIAR (FN)

Assim como a PRA, a nefropatia familiar (FN) também é determinada por uma herança genética recessiva. Trata-se de uma enfermidade renal que acomete o cocker dos 6 aos 12 meses (em poucos casos, 24 meses), levando-o ao óbito. Os sinais clínicos são comuns a outras enfermidades renais como polidpsia (bebe muita água), poliúria (urina muito), perda de peso, perda de apetite, vômitos e/ou diarréia. Cães para reprodução devem ser testados para a FN, podendo ser clear, carrier e affected. As possibilidades de cruzamento seguem o padrão da PRA citado acima. 

ADULT ONSET NEUROPATHY (AON)

Trata-se de uma enfermidade neurológica hereditária. Sintomas típicos começam entre 7.5 e 9 anos. A doença é caracterizada por um enfraquecimento progressivo que começa nos membros posteriores, conduzindo a uma passada instável, base de apoio ampliada e jarretes angulados. A doença progride para os membros anteriores. Sintomas também incluem dificuldade de engolir.  A doença continua progredindo por 3-4 anos.

DISPLASIA COXOFEMURAL (HD)

hip dysplasia.jpg

Displasia coxofemural (desenvolvimento anormal da articulação do quadril) é geralmente associada a raças maiores, mas pode ser encontrada em qualquer raça, incluindo Cockers. Pode causar claudicação e dor em casos graves ou não produzir sintomas perceptíveis em casos menores. A HD não tem um padrão simples de herança (é uma condição poligênica, significando que é controlado por vários genes diferentes), além de ser influenciada por fatores externos, como dieta e exercício. Atualmente, a incidência de HD na raça está sendo monitorada para determinar se há algum problema. Um número relativamente pequeno (em comparação com o número total de registros anuais) de Cockers no Reino Unido foi classificado, obtendo-se um score mediano de 10. Mais informações sobre o esquema de classificação do score de HD do  Kennel Club/BVA podem ser encontradas em https://www.bva.co.uk/canine-health-schemes/hip-scheme/