top of page

Vermifugá-los é essencial!

 

MUITAS PESSOAS SE ESQUECEM DE VERMIFUGAR SEUS CÃES, PORQUE APARENTEMENTE ESTÃO SAUDÁVEIS E OUTROS POR PURA FALTA DE CONHECIMENTO!

 

*COMO ACONTECE A CONTAMINAÇÃO

Os cães geralmente têm muito contato com chão, terra, mato e asfalto, ficando com seus focinhos e, conseqüentemente suas bocas, muito próximos do chão.

Aliando este fato ao de que os animais se auto-higienizam através da lambedura de seus pêlos e terem a possibilidade de ingerir alimentos localizados no chão ou beber água não tratada, há uma grande chance dos cães entrarem em contato com ovos de vermes (nematódeos e cestódeos), ingerindo-os. Isto é ainda mais evidente em filhotes, pois são mais curiosos. Os parasitas então crescem no interior do organismo do animal, acarretando várias conseqüências à sua saúde, como por exemplo: diminuição do crescimento (observado em filhotes), emagrecimento, anemia, fraqueza, vômito, diarréia, aumento do volume abdominal, entre outros. Outra questão são as zoonoses endoparasitárias, ou seja, verminoses gastrointestinais em cães que podem ser transmitidas ao homem, configurando problemas à saúde pública. São exemplos: larva migrans visceral (LMV), larva migrans cutânea (“bicho geográfico”), hidatidose cística, entre outras.

Muitas doenças sistêmicas (a vírus ou bactérias) ou dermatológicas têm insucesso no tratamento devido ao animal estar cheio de vermes.  

 

*DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico de todas essas espécies de vermes é feito através do exame de fezes ou visualização e reconhecimento dos mesmos.

O tratamento é feito através de vermífugos que existem no mercado e que são determinados pelo veterinário que irá escolher o melhor para cada caso. As seqüelas advindas da verminose também devem ser tratadas pelo veterinário. A vermifugação não deve ser feita somente quando o animal estiver infectado. Deve ser instituída uma rotina preventiva para animais com os mesmos vermífugos que são utilizados no tratamento. Para canis e gatis isso deve ser uma prioridade. 

 

* A VERMIFUGAÇÃO 

Recomenda-se vermifugar a cadela antes do cruzamento e 10 dias antes do parto, para evitar dos filhotes nascerem infectados pelos vermes, e quando filhotes, deve-se respeitar a tabela abaixo:

 

- 30 dias de idade

1a. dose de vermífugo

- 45 dias de idade

2a. dose de vermífugo

- 60 dias de idade

3a. dose de vermífugo

depois disso, se o seu cão fica em áreas como:

* sitios e chacaras o recomendado é vermifugar de quatro em quatro meses;

* para os cães de quintais o recomendado é de seis em seis meses;

Cada veterinário costuma utilizar de um método de vermifugação e um tipo de vermífugo diferente, por isso converse com ele e respeite cada método de trabalho do profissional.

​

Fonte: Amigo do Cão Amigo

Voltar

​

bottom of page